História do Clube

CLUBE RIO BRANCO

• Handwerker Unterstuetzungs verein foi fundado em 19 de julho de 1884, por 12 pessoas sendo o primeiro fundador e 1º presidente Eduardo Eigelhardt.
  • Os membros da Diretoria faziam suas reuniões nas casas dos fundadores e diretores.
  • Em 18 de maio de 1938 mudou o nome para Sociedade Beneficiente Rio Branco, sociedade beneficiente porque ajudava os associados no auxilio de doença e em funerais.
  • No dia 27 de março de 1892 adquiriram um terreno com 100 palmos de frente e em 14 de dezembro de 1894 foi adquirido o terreno vizinho, a esquina da Rua Xavier de Miranda hoje Visconde do Rio Branco com Carlos de Carvalho.
  • Em 12 de junho de 1892 resolveram em reunião de Diretoria e Conselho construir uma casa de madeira no 1º terreno adquirido, esta obra foi concluida em 4 de setembro 1892.
  • No dia 7 de julho de 1907 começou a nova obra da sede em alvenaria com frente para a Visconde do Rio Branco a qual foi entregue ao associado em 23 de fevereiro de 1908, por volta desta data o clube possuía em torno de 1000 associados e mantinha em suas dependências grupos de bolão, cantores, teatro, ginastas, grupos de flauta, banda jovem e orquestra.
  • A biblioteca do Clube e o grupo de teatro são os mais antigos setores do Clube existentes desde a fundação.
  • Em 1911 em assembléia geral foi decidida a reforma e a ampliação das dependências da Sociedade.
  • Em 1914 foi instalado um cinema no salão da Sociedade para os associados e não associados.
  • Em 1917 com a 1º Guerra Mundial a Sociedade ficou fechada até o dia 27 de julho de 1919, sendo que as suas instalações foram usadas pelo governo.
  • Em agosto de 1931 foi decidido mais uma reforma e ampliação das dependências sendo que as mesmas foram entregues em janeiro de 1932.
  • Em julho de 1934 comemorou-se o Jubileu de Ouro tendo como presidente o Sr. Germano Roessle.
  • Em 1941 o prédio da Sociedade Beneficiente foi depredado por uma multidão de exaltados e em seguida o mesmo requisitado pelo governo nacional para fins de aquartelamento militar, tendo deflagrado a 2º Guerra Mundial.
  • Em 10 de dezembro de 1949 a Sede da Sociedade Beneficiente foi reformada e restituída, por ordem do então Presidente da Republica General Eurico Gaspar Dutra, devemos este acontecimento ao Ilustre  Deputado Federal Dr. Rubens de Mello Braga.
  • Em fevereiro de 1955 foi fundado um Coral Misto “Lira Rio Branco”, que fez muito sucesso entre os associados e simpatizantes.
  • Em 27 de janeiro de 1957 a Assembléia Geral Ordinária deliberou a aquisição da Sede Esportiva no Bairro de Santa Cândida.
  • Em 26 de março de 1985 mudou o nome para Clube Rio Branco, em 4 de outubro de 2001 foi efetuada a venda da Sede Social conforme a escritura, sendo que a Sede Atual está localizada na Rua Fernando de Noronha.
  • Em 18 de outubro de 2001 a Assembléia Geral Extraordinária deliberou a aprovação do plano diretor das obras conforme projeto afixado em edital e obras já iniciadas.